Impermeabilização de Terraços e Varandas

Aprenda a impermeabilizar o seu terraço

Na realização de uma impermeabilização de terraços ou varandas, tudo tem de ficar impecável porque qualquer infiltração durante os próximos anos vai deitar por terra todo o trabalho realizado. Curiosamente é dos serviços de construção civil que mais pessoas tentam fazer por elas próprias.

No exemplo deste vídeo, percebemos como aplicar um revestimento de borracha líquida no seu terraço ou varanda. Como noutras áreas os verdadeiros profissionais fazem a sua profissão parecer fácil, no caso de querer o seu trabalho feito por profissionais contacte-nos ou se pretende meter mãos á obra continue a ler o artigo.

4 Passos para impermeabilizar terraços ou varandas

1. O que fazer antes de impermeabilizar

Primeiro avaliar em que condições se encontram o piso e as juntas. O método que se vai aplicar depende muito do estado de conversação destes. Quando analisamos por exemplo, um piso exterior, as juntas podem já estar muito danificadas ou já nem existir.

As juntas são o principal problema dos pisos, são os maiores pontos de infiltração. As fendas no piso são menos comuns e algumas nem apresentam uma ameaça a infiltrações, de qualquer modo, identificar os problemas e seguir ao próximo passo.

Tem dificuldades em encontrar estas anomalias? Veja o livro, Anomalias em impermeabilizações de coberturas em terraço de J. Grandão Lopes. Já tem uns anos mas ainda continua muito actual.

2. Como preparar a impermeabilização de terraços ou varandas

Na primeira avaliação chegamos á conclusão se é necessário um restauro ou fazer uma impermeabilização total do piso. Se a impermeabilização completa é um trabalho mais fácil, o restauro pode trazer várias complicações.

Para restaurar comece por remover todo o tipo de tratamentos (por exemplo, a cera), inconformidades e de seguida limpar toda a área com um detergente que não seja abrasivo. Existem diferentes tipos de pisos e sistemas de impermeabilização mas em todos terá de remover as juntas que apresentem defeitos ou estejam estragas.

Preparação do piso para impermeabilizar

Se já tinha algum tipo de infiltração o vídeo que mostramos em cima é um bom exemplo de uma tela que terá de aplicar para que o piso seja impermeabilizado. Após aplicar a argamassa de betonilha, escolha um impermeabilizante que cole bem o revestimento que vai usar no seu terraço ou varanda.

3. Como evitar problemas futuros

Para que o restauro ou impermeabilização completa dure vários anos lembre-se de escolher materiais para exterior e interior da sua habitação.

As juntas devem ser proporcionais ao tamanho dos azulejos ou mosaicos que comprou, para que a fricção não crie novas fendas e haja novo risco de infiltração. Outro pormenor é a soleira, o espaço que liga o seu terraço ou varanda com a porta de entrada, deve estar mais alta pelo menos 2cm do que o chão.

Tela líquida impermeabilizante

Atenção também ao isolamento de elementos como os tubos de escoamento de água, cantos , colunas e mais que possam criar a acumulação de águas.

4. Características de uma impermeabilização excelente

Muitas das infiltrações acontecem por causa da tela usada para impermeabilizar, esta precisa de ser elástica para que consiga ligar bem o cimento e piso (ambos devem ser apropriados á zona onde pretende efectuar estas obras)

PROBLEMAS NA IMPERMEABILIZAÇÃO DE TERRAÇOS e varandaS?

Os terraços sobretudo sofrem problemas complicados, porque muitas das vezes tal como pintar uma fachada, a constante inovação de produtos trás novos casos.

Como exemplo desta evolução surgem os terraços em madeira cujos materiais cada vez mais baratos apresentam novos problemas de restauro e económicos para quem pratica estes trabalhos.

Sejam exteriores ou interiores, muitos são os clientes que compraram com a sua nova habitação espaços bonitos á primeira vista mas que se deteoraram num curto espaço de tempo devido ás condições climatéricas.

impermeabilização de terraço em madeira
Alisamento de terraço em madeira

Nas zonas junto com mais humidade (rios e mar) é normal muitos terraços e algumas varandas apresentarem uma degradação superior.

qUEM ME PODE ACONSELHAR MELHOR?

Muitas pessoas falaram comigo que pediram vários orçamentos e dizem que todos eles são diferentes. Uns construtores querem um tipo de tela, outros mudar pavimento e até mudar a estrutura toda. Sendo que em casos específicos de restauro de um edifício ou isolamento térmico pelo interior de fato a mudança estrutural pode ser fundamental.

Sejamos sinceros que cada um faz o que sabe melhor ou o que lhe dá mais lucro, mas nos dias de hoje é mais fácil encontrar informação, tão verdade que está no nosso site á procura.

Na impermeabilização de terraços e varandas o preço por m2 conta mas o principal é escolher correctamente os materiais. Sabemos existem muitas opções no mercado, sem ser muito técnico, desde a aplicação da argamassa, a membrana líquida elástica ou o tipo de piso, tudo deve ter um propósito.

Em conclusão, estamos num mercado em constante desenvolvimento e evolução. Eventualmente trabalhar com certas empresas já não é a melhor solução, porque não estão na vanguarda da tecnologia e dos materais.

Tem um terraço ou varanda com infiltrações ou outros problemas? Nós resolvemos o seu problema, envie um email para fernando@construirlisboa.com e faça o seu orçamento.

Partilhe!