Isolamento Acústico | Melhores soluções

O isolamento acústico ou isolamento sonoro, nos dias de hoje é essencial para que a nossa casa seja confortável e que pensamos nela como um sitio de descanso depois do trabalho.

Os exemplos mais comuns da poluição sonora são os meios de transporte, actividades em casa, o tempo, construção e indústria.

  • Meios de Transporte: Nos grandes centros urbanos existe muito mais trânsito, estradas com várias vias e até autoestradas. Também os transportes públicos causam bastante barulho mas não são o que chateia mais. Estações de comboios, o metro, a aterragem e descolagem de aviões comerciais são as principais queixas.
  • Actividades em Casa: Desde máquinas de lavar a vizinhos barulhentos, são as causas do isolamento acústico num apartamento.
  • Tempo: Se trabalha ou vive numa casa com um telhado sem isolamento térmico ou de metal percebe que é difícil concentrar-se ou descansar quando a chuva é intensa.
  • Construção: Especialmente hoje em dia com tantas renovações nos centros, torna-se um incómodo as máquinas, camiões e os trabalhadores.
  • Indústria: Viver perto de fábricas, portos, estabelecimentos noturnos, e outros, pode afectar muito o seu dia a dia, apesar de cada vez mais as legislações apertarem para controlar os ruídos ainda existem áreas que não estão regulamentadas.

MELHOR SOLUÇÃO PARA O RUíDO URBANO?

Os grandes centros urbanos, especialmente Lisboa e Porto, que têm metro, aeroporto, estabelecimentos nocturnos e um constante movimento de viaturas pode ser complicado conseguir descansar na sua casa. Fazer obras de isolamento acústico pode ser uma verdadeira dor de cabeça para as empresas de construção cívil, continue a ler para perceber o porquê.

Nas obras “mais pequenas” é normal usar empresas também mais pequenas, o resultado muitas vezes é não ter os materiais mais adequados e recentes para resolver os problemas.

Estas mudanças permitem-lhe poupar muito dinheiro em aquecimento e electricidade, seja numa construção nova ou se for reabilitar a sua casa.

A melhor solução e mais fácil, passa por trocar caixilharias e comprar janelas eficientes. No entanto na reabilitação de um edifício antigo a obra tem procedimentos especiais se quiser melhorar as anteriores.

Isolamento acústico na moradia com lã de rocha

COMO FAZER O ISOLAMENTO ACÚSTICO NUM ApARTAMENTO?

Cada casa vai ser diferente para o cliente e o seu problema. O isolamento acústico em Lisboa é sobretudo em habitações antigas com pisos em madeira onde pode ser necessário substituir o piso, modificar estruturas e outras intervenções mais profundas.

Os casos mais simples para os ruídos dos vizinhos passa por construir um tecto falso ou melhorar o isolamento na parede. Em ambos vai perder espaço no interior, no caso do tecto até pode ajudar no isolamento térmico do apartamento.

O problema de perder espaço nas paredes cada vez é menor. Já são aplicados painéis isoladores de som com 22,5mm garantindo que isolam até 50dB de ruído e vão até 100mm de espessura.

Ainda assim onde se propaga mais o som é pelo chão, aqui as soluções podem ser muito variadas e depende de muitos factores.

Contacte-nos por email fernando@construirlisboa.com e fale connosco, não perde nada!

Partilhe!