Isolamento Térmico Telhado | Como fazer

Num planeta onde as temperaturas chegam cada vez mais a extremos, o isolamento térmico do telhado ganha uma importância enorme. Se chegou aqui é porque a sua casa apresenta grandes oscilações de temperatura ou tem problemas na parte superior.

Pretende o isolamento térmico do seu telhado em Lisboa ou Arredores? Confie só em profissionais para garantir que não tem mais problemas.

COMO ISOLAR O SEU TELHADO TERMICAMENTE?

Desde 1990 que quando se faz uma construção nova ou reabilitação, essa deve corresponder a um regulamento de comportamento térmico.

Não só o telhado, mas toda a estrutura deve estar bem preparada para que a habitação não sofra perdas de calor. Segundo o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios perde-se cerca de 30% só pela cobertura, também pode adquirir o certificado energético para a sua moradia no SCE.

Agora para a maioria da população escolher entre os melhores materiais isolamento pode ser uma dor de cabeça. Nomes como ICB (Aglomerado de cortiça expandida), EPS (Poliestireno expandido moldado), MW (Lã Mineral) e alguns destes materiais isolantes já são incorporados nas telhas.

Uso de lã de rocha no isolamento da cobertura do telhado

Para além da escolha do material, a sua espessura vai determinar em muito o custo da obra. Na zona da grande Lisboa e onde trabalhamos, existem vários fatores que determinam essa espessura.

Um exemplo é a idade da sua habitação, porque como mencionamos em cima pode não ter a espessura mínima para a cobertura pesada inclinada, que é entre 7 a 9 cm. Se deseja saber quais as medidas para o isolamento térmico na sua zona visite o site da ADENE, aqui fica um excelente recurso disponibilizado por eles sobre o Isolamento de Coberturas.

VANTAGENS DE ISOLAR O TELHADO?

Neste mundo são cada vez mais escassos os combustiveis fosseis como o petróleo e o gás natural, a procura destes recursos aumenta todos os dias e são essenciais no aquecimento, assim como a electricidade é para o arrefecimento de muitas habitações.

O aumento do custo dos combustiveis fosseis e electricidade faz com que tenhamos que controlar o nosso consumo energético. A vantagem principal no isolamento térmico do telhado ou cobertura é o que vai poupar, financeiramente cada vez compensa mais.

Várias camadas e materias usados no isolamento termico de telhado

Outra vantagem é o conforto que se sente porque vai conseguir controlar melhor os picos de temperatura. Os governos fazem um esforço cada vez maior para que se tenha uma casa com uma maior eficiência energética.

Se pretende vender a sua habitação vai ser necessário uma certificação energética. Existem outras obras que ajudam também a ter bons resultados como impermeabilizar o terraço , isolar acusticamente ou no interior.

QUE CUIDADOS DEVO TER NO ISOLAMENTO TÉRMICO DO TELHADO?

Dependendo da modificação da estrutura, pode precisar de um engenheiro que lhe siga todo o processo, mas também empresas especializadas são recomendadas nos nossos orçamentos. Todavia se o fizer por sua conta deve ter em atenção o seguinte:

  • Verificar que as empresas contratadas possuem alvará no IMPIC.
  • Confirmar que os materiais na altura da construção possuem as especificações definidas no orçamento.
  • As obras efectuadas devem ter pelo menos 5 anos de garantia.
  • Tente sempre recuperar as estruturas já presentes, caso modifique paredes mestras ou vigas tenha sempre a opinião de um perito ou engenheiro.

Em conclusão, se a sua obra de isolamento térmico do telhado requer muitas alterações confie nos nossos serviços em Lisboa ou Arredores. Trabalhamos com empresas especializadas para o seu problema, peça já o seu orçamento em fernando@construirlisboa.com.

Não hesite , é grátis!

Partilhe!