Reabilitação de Edifícios | Como Poupar

O PORQUÊ DE REABILITAR UM EDIFÍCIO ANTIGO?

Na Construir Lisboa queremos ajudar a construir e reconstruir esta deslumbrante capital deste distinto país a um patamar das melhores do mundo. A reabilitação de edifícios nos dias que correm é um dos principais focos de interesse para muitas empresas e indivíduos.

Para quem é comprador, precisa de ter em conta o tipo de imóvel e a sua data de construção, já falamos de isolamentos que afetam em muito a eficiência energética da habitação e significam uma diferença grande no orçamento. Claro que quanto mais antigo for o edifício, mais dificuldades vão surgir na sua reabilitação.

Reabilitação interior de moradia

Em Lisboa existem muitos casos particulares de construção antiga, por isso a escolha da empresa e engenheiro seja fundamental para estes projetos.

Os pormenores dentro de algumas destas habitações são trabalhos muito minuciosos, a escolha de materiais adequados ao orçamento do cliente e saber onde melhor aplicar o mesmo.

Falando de algo mais técnico, a reabilitação de acabamentos em edifícios antigos acontece em muitos espaços. Acabamentos que podem ser exteriores e interiores em coberturas, tetos, pisos e paredes.

Porque para se conseguir explicar todos eles, era preciso escrever um livro. Antigamente os acabamentos eram pouco isolantes e mais estéticos, também a maneira como eram caiados os telhados e rebocos exteriores é bom um exemplo.

As caixilharias das janelas estão expostas a elementos climatéricos e reabilitar a sua proteção para que volte a durar pode ser um desafio.

Os tetos que encontramos nalguns destes prédios ou habitações podem ser de estuque, madeira e em casos mais complicados com pinturas muito antigas.

Estes exemplos de reabilitação de interiores são delicados, mas uma das principais razões sendo que vai melhorar a estrutura do edifício é aproveitar para isolar o interior e acústicamente o mesmo.

EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM REMODELAÇÃO DE EXTERIORES?

A reabilitação de paredes já foi referida, mas vamos falar de um caso particular. Os azulejos, que a partir do século XIX começaram a ser utilizados como revestimento de paredes exteriores.

Costumava-se utilizar muito as tintas á base de cal, os azulejos substituiam essa necessidade e serviam de proteção para não ter que se pintar outras vezes. Estes precisam de um tratamento especial, são poucas as empresas que conseguem garantir-lhe o melhor resultado neste trabalho delicado.

Reabilitação de Edifício em Lisboa

Já são muitas as empresas especializadas em reabilitação de edifícios em Lisboa e arredores, mas no final 2019 e início de 2020, vão reduzir os apoios para este tipo de construção em Portugal.

Não é só este fim de apoios, mas também um conjunto de novas legislações.

Enquanto a certificação energética já fazia parte do processo da construção cívil, agora surge a vulnerabilidade sísmica, a acessibilidade nos edifícios, como uma obrigatoriedade que será abordada e fiscalizada.

Com novas regras de licenciamento da reabilitação urbana de edifícios e menos apoios financeiros o seu plano para construir ou reabilitar tem que ser muito mais eficiente, basicamente já não pode ser feito por qualquer empresa.

Voltando á pergunta inicial de como se consegue fazer todas estas novas condições num prédio antigo a resposta é que é cada vez é mais difícil, especialmente se pensar na acessibilidade em espaços pequenos como alguns prédios antigos de Lisboa. Se ainda não escolheu uma empresa qualificada que o possa ajudar peça já o orçamento connosco.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS?

Quando olhamos para um edifício antigo e todas as condicionantes que falamos anteriormente, muitos dos clientes com que trabalhamos pensam imediatamente em demolir tudo para fazer uma construção nova.

Salvo certos casos, em que não existe outra hipótese, a demolição total só por si já vai custar muito dinheiro. Uma construção nova será mais dispendiosa porque em Lisboa e arredores existem edifícios com uma beleza arquitetonica inigualável que se iriam perder. É seguido de um aumento de custos de licenciamento , de materiais e nalgumas situações de maquinaria disponível para fazer a obra.

O resultado final da remodelação de um edifício antigo tem sempre outro brilho, carisma e custo. Muito diferente do que uma construção nova mas porque gostos não se discutem analise todas as opções possíveis.

Faça já o seu orçamento grátis connosco, tenha uma equipa de profissionais á sua disposição especializada para a sua obra. Contacte-nos por email para fernando@construirlisboa.com.

Partilhe!